top of page

Decoração de árvores de natal

O mês de dezembro é símbolo das decorações natalinas e por isso permite que muitas cidades nessa época do ano fiquem repletas de luzes e enfeites de natal. Sendo assim, fica claro que, com essa produção, o espírito natalino abrilhanta o meio urbano permitindo com que as pessoas sintam-se cada vez mais acolhidas.


O grande símbolo destas decorações são as árvores de natal. É muito comum andar pelos centros urbanos e avistar logo na fachada das casas árvores elaboradas com os famosos "pisca-pisca" e também com outros adereços. Porém, por mais que os enfeites sejam vistosos e muito significativos para o natal, o cuidado com as árvores (quando estas são pinheiros ou qualquer outra espécie verdadeira) deve ser redobrado, principalmente quando é feita a retirada destes utensílios. Lesões na casca de troncos e galhos ou até mesmo contato direto com redes de alta tensão, que provocam cicatrizes na extensão dos indivíduos arbóreos, são acontecimentos recorrentes quando os enfeites são removidos.


A problemática não para por aí! Quando os enfeites de natal permanecem por muito tempo "agregados" às árvores, os danos podem ser ainda mais severos. Em casos de queda da árvore ou parte dela, por exemplo, as decorações podem potencializar o risco de acidentes nas ruas e avenidas. Além disso, para as árvores mantidas dentro das residências, é imprescindível a rega conforme as necessidades do indivíduo arbóreo, visto que a chance de incêndios domiciliares, por conta das elevadas temperaturas advindas das luzes de “pisca-pisca”, é expressiva.


Ademais, levando em consideração os prejuízos à estrutura das árvores submetidas a longos períodos com adereços natalinos, eventos como estrangulamento de troncos e galhos (devido ao crescimento secundário) e transpiração elevada (devido à alta incidência das luzes) são comuns e, podem prejudicar o desenvolvimento pleno da espécie. Por essa razão, é muito importante mensurar o momento certo de retirar os enfeites, para permitir que as árvores mantenham-se bonitas e saudáveis em todas as épocas do ano.



bottom of page